terça-feira, 29 de junho de 2021

DEPOIS DA COVID PACIENTES TEM SINTOME GRAVES

 


Depois da Covid-19 grave, maioria dos pacientes tem sintomas prolongados da doença
Por
Equipe Sempre Família – Gazeta do Povo

Estudo conduzido na USP acompanhou, por seis meses, 882 pacientes. Resultados mostram sintomas prolongados, como insônia.| Foto: Bigstock

Dos pacientes que desenvolveram formas graves da Covid-19, a maioria pode vir a ter sintomas prolongados ou sequelas da doença, de acordo com uma pesquisa desenvolvida no Hospital das Clínicas da USP. Os resultados foram divulgados pela Agência Fapesp.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Durante seis meses, 882 pacientes – que estiveram internados por complicações da Covid-19 (sendo que 2/3 precisaram de cuidados nas UTIs) – tiveram alguns aspectos da vida após a doença monitorados pelos pesquisadores. A grande maioria (89,3%) apresentou sintomas persistentes ao longo do período de análise. Os mais comuns eram cansaço, dores pelo corpo e dispneia (dificuldade para respirar).

Sintomas prolongados mais comuns
Sintomas emocionais ou cognitivos foram relatados por 58,7% dos participantes. Os mais comuns eram:

Perda de memória (42%);
Insônia (33%);
Prejuízo na concentração (31%);
Ansiedade (28%);
Depressão (22%).

Problemas cognitivos pós-Covid-19: quais são e como tratá-los
De acordo com Geraldo Busatto, coordenador do laboratório de Neuroimagem em Psiquiatra do HC/FM/USP, e coordenador do estudo, os sintomas descritos pelos pacientes estão inter-relacionados. “O que verificamos é que uma pessoa que reclama da perda de memória também relata insônia, ansiedade e depressão. É importante destacar que esses resultados foram ajustados em relação aos sintomas apresentados antes de as pessoas terem Covid-19”, explica, em entrevista para a Agência Fapesp.

Para chegar a esses dados, os pesquisadores fizeram entrevistas estruturadas [método de entrevista no qual as perguntas são pré-estabelecidas e aplicadas igualmente a todos os participantes], e categorizaram diagnósticos de transtornos psiquiátricos a partir das respostas.

Segundo o coordenador do estudo, há um índice de estresse pós-traumático entre os participantes, de 13,65%, que se assemelha aos dados da população em geral. Porém, no caso de alucinações e delírios, os números foram mais altos, com 8,71% e 6,35% de relatos, respectivamente.


Idosos vacinados, mas adoecendo ou morrendo de Covid-19: o que explica?


Leite materno carrega anticorpos contra Covid-19, confirma estudo brasileiro
Covid-19: maioria das mortes em junho já está no grupo com menos de 60 anos
Danos cognitivos
Além das entrevistas, os pesquisadores pediram para que os participantes realizassem algumas tarefas para mensurar possíveis danos cognitivos.

“Em comparação com a média brasileira, esses pacientes tiveram um resultado pior, isso especialmente entre os que tinham entre 60 e 75 anos. Já nos testes que analisaram fluência verbal, não houve diferença entre os pacientes e a população brasileira em geral. Isso mostra que, provavelmente, o déficit causado pela Covid-19 não é uniforme, algumas áreas da cognição devem apresentar mais déficits que outras”, explica o coordenador do estudo.


Leia mais em: https://www.semprefamilia.com.br/saude/maioria-dos-pacientes-com-covid-grave-tem-sintomas-prolongados/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário